domingo, 9 de março de 2014

CAMPING JACARÉ - BROTAS S.P

Revirando o fundo do bau, consegui achar fotos da nossa primeira acampada, numa época que não existia Wi-fi, celulares com foto, nem a internet era tão usada como hoje, as pessoas conversavam ao invés de ficarem só dando curtidas no face.
Eu e a Andreza estávamos no comecinho do namoro, 3º ou 4º mês juntos, o carnaval chegando e a gente planejando alguma programação, na faculdade, uma amiga da Andreza resolveu agitar uma acampada em Brotas, não tínhamos barraca nessa época, corri comprar a velha canadense branca e vermelha.
 Demos um perdido na mãe da Andreza que era osso duro de roer e ficava de marcação cerrada em cima da gente, com a mentira que teria alojamento só para meninas.


Com algumas poucas mas bem explicadas instruções de como e aonde montar a barraca, colocando banca de campista profissional para não passar insegurança para namorada, jogamos a barraca no porta mala do velho golzinho 1000 e partimos para Brotas, a amiga de faculdade que tanto agitou essa acampada nos deu cano de ultima hora, assim indo somente nós dois.
 Como não existia GPS naquela época, pegamos estrada seguindo mapas, placas e pedindo informações no caminho, conseguimos chegar em Brotas no comecinho da noite, logo percebemos a cidade lotada de jovens, agitações na praça, musica da Éguinha Pocotó em cada canto da cidade, a imagem mais comum que se via era os jovens carregando bóias de um lado a outro até o rio que atravessa a cidade, alguns pulando de cima da pequena ponte mergulhando no rio.

No camping Jacaré, logo que entramos vimos que estava começando a ficar lotado, a primeira tentativa de montar a barraca não deu certo, o terreno era ingreme e tinha uma turma da bagunça que não nos agradou de inicio, andando pelo camping na parte mais alta, encontramos um lugar plano, ambiente mais de famílias em volta, o que nos passou maior tranquilidade, logo na primeira tentativa de montagem, a velha canadense estava de pé, e como naquela época quase não tínhamos tralhas, foi só jogar os colchonetes, as mochilas e uma lanterna dentro da barraca e já estávamos instalados, a primeira noite dentro da barraca foi estranha, o conceito de uma casa de pano nos protegendo da chuva, do vento e do frio, mas a empolgação com a aventura era tanta que a noite passou rapidinho.


No dia seguinte, tomamos café da manhã que estava incluído nas diárias do camping, procurando por informações descobrimos que tinha uma agência de turismo no camping, dando uma olhada nos pacotes de aventura oferecido, e caindo de costas pelos preços de temporada, resolvemos fechar alguns deles, afinal oportunidades assim não acontecem todo dia, e pelo menos com a gente nunca mais se repetiu.
Fizemos os pacotes de Canyonig, Arborismo, Cavalgada. e ainda conseguimos informações de alguns pontos turísticos da cidade.

Nesse dia fomos conhecer a "Areia que Canta", saindo do camping fomos até uma fazenda onde esta localizada essa areia, o lugar trata-se de uma nascente onde junto com a agua brota-se uma areia muito branca, feita de finíssimos grãos de quartzo, que produzem som de cuíca quando friccionado, depois do passeio na fazenda, voltamos a cidade, e na procura de algum lugar p/ almoçar, não achamos nenhum grande restaurante, resolvemos apelar p/ os "botecos" e descobrimos que na maioria deles, são servidos almoço a La Carte, fora as fotos do cantor Daniel espalhadas por todos os estabelecimentos da cidade, depois do almoço ainda pegamos um carnaval de rua na cidade, e assim passamos esse dia e durante a noite mais um pouco do carnaval de rua nas praças da cidade.


No segundo dia nosso programa foi fazer um dos itens do pacote de aventura, a programação era de Arborismo, mais uma vez nosso golzinho correu as estradinhas de terra até as fazendas, lá depois de um breve treinamento de rappel em seguida fomos fazer o percurso do arborismo, terminando com uma tirolesa por entre as copas das árvores esse passeio durou quase a tarde toda, ainda chegamos a cidade no finalzinho da tarde com muito animo para curtir mais uma noite de carnaval, voltando ao camping somente para dormir.






Nosso terceiro dia, fomos fazer o Canyonning, mais um treinamentinho rápido de rappel, e fomos com o a turma do "GRUTAS" acompanhar a descida do rio enfrentando a pé as varias quedas de água, fazendo rappel nos diversos trechos de cachoeiras rio abaixo, sendo a ultima a maior delas, onde o rappel termina no meio da cachoeira, quando você se depara com o final da corda e tem de se soltar, alguns instantes de queda livre até que a tirolesa que fica presa num segundo mosquetão te puxa p/ longe do paredão terminando com um "pouso" no lago formado pela erosão da cachoeira. Quando se acha que a aventura terminou, nos demos conta que teríamos de encarar toda a subida na volta, com diversas parada para descansar até o ponto de partida. Nesse dia a exaustão foi tão grande que voltamos direto ao camping cair na barraca e descansar para o dia seguinte.










No ultimo dia o passeio mais light, fomos almoçar em um dos laticínios da cidade, de lá já demos inicio ao passeio de cavalo. O passei se inicia no laticínios, de lá por estradinhas de terras dentro da fazenda se consegue o acesso a mata, onde por trilhas e riachos, andamos a cavalo conhecendo um pouco mais da região, o passeio durou até o entardecer, voltando ao camping no finalzinho da tarde, com a Andreza super preocupada com as possíveis represálias e broncas que sua mãe poderia fazer quando chegássemos em Campinas, já que a ultima vez ao telefone entre elas a bronca foi bem clara.
 "-Aproveitem a "Lua de Mel", porque na volta..."











Desmontado acampamento pegamos estrada já de noite, chegamos em Campinas quase na virado da noite, deixando a Andreza na casa de seus pais depois desses inesquecíveis dias de carnaval, ria sozinho dentro do carro, ao ver ela entrar em casa na ponta dos pés, tentando evitar qualquer sermão no fim dessa viagem. Para o azar dela, seus pais estavam acordados, evitando qualquer confronto a lei do silêncio foi mutua para ambas as partes, ela conquistando sua liberdade, e eles mesmo inconformados, respeitando o espaço e a liberdade conquistada.

Considerações finais:

-Camping Jacaré
Rua Giocondo Tessari, 420
Brotas - SP Cep: 17380-000
Fones: (14) 3653.1996
campingjacare@campingjacare.com.br
São três seções do Camping Jacaré, totalmente gramadas e bastante arborizadas, e localizados ao redor de 
toda a estrutura do camping (piscinas, lanchonete, quiosques, vestiários e estacionamentos). 
Pontos de energia elétrica são estratégicamente dispostos ao longo de toda essa grande área, com capacidade para até 1000 pessoas.
Na segurança de uma área totalmente cercada, pode haver ainda vigias 24 horas dependendo do número de campistas.
Em feriado o carro não poderá ficar na área de camping, devendo seguir para o estacionamento.
A lanchonete do Camping Jacaré oferece uma carta bastante variada de salgados, sanduiches, lanches e bebidas.
O camping ofereçe, Rafting, Bóia-cross, Cavalgadas, Canyoning e Tirolesa, durante feriados e finais de semana de temporada, há saídas diárias, com embarque dentro do Camping Jacaré, para todas essas atividades.
Dispostos na área do camping estão também dois amplos e completos vestiários, capazes de suprir sem problemas mesmo com a lotação máxima do camping.
Os campistas têm a disposição duas piscinas, sendo uma para adultos e outra infantil.
(fonte: site camping jacaré)

-Areia que canta
Areia Que Canta Fazenda Hotel e Ecoturismo • Rod. Eng. Paulo Nilo Romano (SP 225), Km 124,5 Cep 17380-000 • Brotas/SP - Brasil • Latitude 22.1848 • Longitude 48.03009 • Altitude 636,30 m
Fones: (14) 3653 1382 / 3653 2465 / 3653 8608 / E-mail: areiaquecanta@areiaquecanta.com.br
*As visitas são sempre acompanhadas por monitores da fazenda, e acontecem todos os dias em horários definidos: finais de semana e feriados ás 09h, 10h, 12h, 13h, 14h, 15h e 16h. Demais dias 10h, 12h, 14H e 15h (Horários sujeito a alteração). O passeio tem duração de 2h30 a 3h. Uso de tênis ou papete obrigatório.
*Os visitantes não hospedados no hotel também são bem vindos nos horários abertos a visitação. A visita guiada (ver descrição completa do passeio) tem um custo de 40,00 por pessoa. Em alta temporada consultar disponibilidade antecipadamente

Abraços
Família Costa.

4 comentários:

  1. Gostei de relato! Os pais nos ensinam que mentir é feio, mas depois praticamente nos obrigam a mentir para eles hahahahahah!! São todos iguais!! Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem tem filha fica em cima mesmo, ja me dei conta que vou ser carrasco com a minha também, mas tem hora que tem de confiar na boa educação que demos em casa, muitas informações sobre a vida, e deixar o restante na mão deles mesmo, afinal só se vive uma vez, e cada um faz sua própria história, não adianta querer boicotar, prender, sabotar

      Excluir