domingo, 17 de junho de 2012

GIOVANNETTI (Unidade Rosário)

 Mais um dia 12 de Junho chegou, com esse frio e tempo instável, acampamento tem ficado meio de lado, o jeito é aproveitar o frio para namorar, ainda mais para quem já casou, tem filhos e vive a rotina de enfrentar problemas diários, fechamento de contas no final do mês, educação dos filhos, trabalho e DR´s (mulherada adora uma discussão de relacionamento de tempos em tempos).  Pelo menos nesse dia anual deixar um pouco de lado as diferenças, os problemas, arrumar alguem para ficar com as crianças em casa e dar aquela escapadinha, olhar a esposa da mesma forma que se olhava nos tempos de namoro, fazer aquele agrado pela manhã levando um café na cama acompanhado de um botão de rosa (arrancar o orgão macho de uma planta, servido numa bandeja no café da manhã... Vai entender a cabeça de uma mulher). Enfim, deixar a esposa/namorada feliz.
A noite, nada melhor que curtir um dos mais tradicionais bares de Campinas, o Giovanetti que nesse ano comemora seus 75 anos de existência, com tradição, qualidade e excelente cardápio. Apesar do cardápio ter opções de Pizza, comida vegetariana e até mesmo comida Japonesa, na minha humilde opinião, eu acho um verdadeiro crime contra a história de um bar dessa tradição sentar na mesa e fazer alguns desses pedidos, sendo que o melhor num estabelecimento tradicional como esse são os pratos consagrados que já marcaram história como o Bigode-(camarão empanado), Rolha-(croquete), Martha Rocha-(coxinha), Portuga-(bolinho bacalhau), Milionário-(kibe), Psicodélico, Sharp, Casal 20, alem do tradicional e cremoso Chopp tirado do jeito certo, na temperatura certa, mas enfim, gosto é gosto, e isso cada um tem o seu.
 Deixei as crianças em casa com minha mãe, e levei a Andreza para comemorarmos essa data tão especial, escolhi pelo Giovanetti do Rosário, o mais tradicional dos bares da rede, localizado a 75 anos no mesmo endereço.

 Chegamos por volta das 19:00, o bar ainda não estava no seu horário de pico, pudemos escolher a mesa de acordo com nossa preferência, ficamos próximo a escada, ao lado do quadro de Elvis Presley. Assim que o garçom chegou, já pedi um Chopp escuro para mim, e um claro para minha esposa, mais  uma porção de Bigode. 
 O chopp chegou rápido, e mais rápido do que chegou, o copo logo estava vazio, ágil o garçom antes mesmo que eu fizesse o pedido, o chopp já estava sendo recolocado na mesa . Logo em seguida já veio o Bigode, delicioso camarão empanado envolto em uma suave e leve massa que rapidamente desmancha na boca.

 Logo, com o frio que fazia no dia. antes mesmo que viesse a acabar a primeira porção já fiz o pedido de um dos tradicionais lanches da casa o "Psicodélico". Como a casa ainda não estava lotada o pedido chegou rápido, enchendo a mesa e assim dando a oportunidade de mais um registro desse delicioso relato. Nessas alturas eu já estava no terceiro ou quarto copo de chopp, o efeito etílico já subia a cabeça, a conversa com minha esposa/namorada era agradável e o riso vinha espontâneamente solto. Por sorte ou azar nesse dia meu carro estava preso na funilaria arrumando o estrago feito por uma colisão, o lado bom disso, já que nesse dia eu não estava ao volante foi que assim fiquei livre para tomar alguns chopps a mais, afinal de contas o ponto de taxi ficava logo ali na esquina e mesmo sob efeito de álcool, consciência e bom senso é tudo nessas horas, se beber não dirija.


Ficamos no Giovanetti até próximo das 22:00, nessa hora a casa já estava lotada, tanto as mesas internas quanto as que ficavam na calçada no lado externo, tinha gente esperando na porta até alguma mesa desocupar, a maioria das pessoas que estavam lá eram casais de quarentões, famílias e alguns poucos casais na faixa dos 20 a 30 anos que assim como eu curtem o lugar e as opções de lanche de lá porque no passado (infância/adolescência) foi apresentado por algum tio, pai ou conhecido que já frequentava a casa e a noite boêmia da cidade, sendo que a maioria do publico jovem preferem as unidades do Giovanetti que ficam no Shopping D. Pedro ou no Cambuí, sendo esse novo publico adeptos as novas opções do cardápio, talvez assim num futuro criando e consagrando essas novas opções vegetariano, light e de comida japonesa num bar tão tradicional.

Na nossa mesas os pires que marcam os chopps consumidos já faziam pilhas, não me restou outra saída senão pedir uma Coca e alguma opção de sobremesa para almentar a taxa de glicose e baixar o álcool. Para agradar a esposa, pedi um profiteroles, que posso afirmar ser uma excelente e bem servida opção. 
O difícil mesmo foi subir a escada p/ acessar os banheiros que ficam na parte superior da casa, talvez esse o único ponto negativo da casa, ou positivo se você considerar a escada como um medidor de sobriedade, afinal conseguir subir e descer a escada indica que você pelo menos tem condições de caminhar até um ponto de taxi próximo sem dar vexame de zanzar de um lado para outro nem de cair na calçada.
Terminada a sobremesa, garçom sempre prestativo vindo a mesa, conta fechada, nem mesmo precisamos caminhar até o ponto de taxi, o garçom nos fez o favor de chamar o taxi até a porta do estabelecimento, rumo para casa colocar as crianças para dormir e torcer para ressaca não vir no dia seguinte. Pelo menos demos sorte de estar de férias não precisar trabalhar no dia seguinte e mais sorte ainda porque a ressaca não pegou a gente.

Um abraço.
Famíla Costa.
   
Informações básicas

Rua General Osório, 1059 - Centro - Campinas
Tel.: (19) 3231-2830
Aceita todos os cartões de créditos
Não aceita cheques

2 comentários:

  1. Bem legal o blog de vocês. já anotei alguns lugares que ainda não conhecemos. Se quiseres ver campings diferentes, passa no nosso blog www.nossoguiadecampings.blogspot.com e cadastra na pagina do face que eu aviso quando tem alguma dica nova www.facebook.com/nossoguiadecampings.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, legal conhecer mais amigos do Sul, dei uma espiada no seu blog, curti bastante, passo a acompanhar desde já.
    Um abraço.

    ResponderExcluir