terça-feira, 9 de outubro de 2012

FACCA BAR

Essa foi em maio de 2012, era uma das noites mais frias do ano, também era o aniversário da Andreza, consegui deixar as crianças aos cuidados de minha mãe em casa, a velhinha mais do que rapidamente aceitou ficar com os netos (“As coisas mais preciosas da vida dela...”).
O lugar escolhido foi o FACCA Bar, é um dos bares tradicionais de Campinas, ele fica bem no centro da cidade, localizado na Rua Conceição, próximo ao velho mercado campineiro, logo que se passa na frente a impressão que se tem é de não passa de um pequeno e antigo bar, com suas mesinhas na calçada, seu balcão de frios logo na entrada e algumas peças de pernil defumado penduras expostas sobre o balcão principal, eis ai um dos charmes do local.


 Para quem se aventurar a conhecer esse fantástico bar, ficara surpreso, pois logo que entrar em suas dependências, percebera que ele é muito maior do realmente aparenta sua antiga e conservada faixada, Garçons esbanjando simpatia logo estão prontamente dispostos a atende-lo, o Facca faz jus a fama, com seu exótico cardápio que conta com petiscos de avestruz, jacaré e afins. Alem dos tradicionais lanches cortados no estilo "Boca de Anjo(*)" feito no pão francês, cuidadosamente preparados com os mais variados tipos de frios e conservas, alem do chopp Brahma claro ou escuro tirado com maestria na cremosidade e temperatura certas.

Nossa opção para essa noite foram os lanches, o primeiro pedido da noite foi o famoso e tradicional Lanche de Aliche (Pão francês, com muito Aliche, Pernil, cebola e muita salsinha, cuidadosamente preparado e cortado no tracional "Boca de Anjo(*)"), acompanhado de um chopp escuro para mim e outro chopp claro para Andreza. Não demorou muito e os choppes já chegaram a mesa, logo em seguida sem muita demora o lanche já estava servido. Já tinha ouvido falarem muito do tradicional lanche de Aliche, mas essa era a primeira vez a esperimentá-lo, a impressão na primeira mordida é de que ele é muito salgado (não indicado para hipertensos), esse sal é devido ao Aliche, logo o paladar se acostuma ao sal e você vai conseguindo sentir o sabor de todo o conjunto do lanche, mais rápido ainda é como o chopp se esvazia do copo enquanto o lanche é apreciado, afinal sal e sede andam de mãos dadas.
Alguns choppes depois, resolvemos pedir mais um lanche p/ amenizar o efeito etílico dos vários copos de chopp, dessa vez fomos numa opção mais suave, pedimos o Morrico (Pão francês preparado com vários tipos de frios, azeitona, azeite, cortado estilo boca de anjo, servido quente), mais uma vez acompanhado de mais chopp. Esse lanche é muito suave de um sabor sem igual, os frios são cortados super fininhos, e montados cuidadosamente no pão francês, que depois é aquecido até que o queijo derreta unindo os varios sabores.
Apesar do frio que sentíamos, ainda mais por termos escolhido as mesas que ficavam na calçada, foi uma noite muito boa, o horário de pico a muito tempo já havia terminado, a velha rua Conceição era uma total calmaria, hora ou outra algum carro passava, a noite bucólica, e o efeito etílico do chopp deixando tudo mais bonito, as luzes, os sons, era o encantamento da boêmia. Não confundindo é logico a diferença em estar boêmio e de estar bêbado, sendo a boêmia, o estado de estar alegre, despreocupado, se sentir leve, de curtir a sensação do leve efeito do álcool, ainda mantendo o estado de consciência e conseguir rapidamente reverter os efeitos etílicos voltando a sobriedade.
Para não passar essa fina linha que separa o boêmio de um bêbado,  logo pedimos alguns refrigerantes (alta concentração de açucar e conservantes), para quebrar o álcool do organismo, e por ali ficamos conversando até que o álcool se fosse de vez.
Depois de muito conversar, curtir os momentos da noite a dois, numa noite fria, nada melhor do sair abraçados e dar uma volta pela cidade.




Notas:
(*)Corte Boca de Anjo foi criado na década de 60, pelo simpático Pedro Possante, então chapeiro de um tradicional buteco do centro da cidade. Segundo o próprio, nesta época os bares que até então eram frequentados apenas pelos homens, passaram a receber a visita do público feminino. Assim, para atender a necessidade das donzelas, o chapeiro passou a fatiar os sanduíches em pequeninos pedaços facilitando e tornando mais elegante a ingestão do pão.



Informações:
Facca Bar
Rua: Conceição, 157 Centro // Fone: (19) 3232-0970
Aceita Cartão de Crédito
Convênio com estacionamento

Abraços
Família Costa


Um comentário: